quarta-feira, 9 de abril de 2014

Julgar um livro pela capa.

É comum dizer-se que não devemos julgar um livro pela capa. Diz-se nos mais variados contextos, como por exemplo a propósito da gorda do 3º Direito, cujas banhas a sair para fora das calças nos fazem lembrar a parte de cima do muffin que comemos ao lanche. No fundo, a expressão significa que o facto de ela se parecer com um cachalote prestes a parir, não quer dizer que interiormente não seja a Madre Teresa de Calcutá. Também ouvimos dizer que 'não devemos julgar um livro pela capa', quando nos levam a comer sushi pela primeira vez. Como se comer peixe cru enrolado em arroz, nos levasse a ter uma epifania que nos fosse fazer acreditar que os bifes de vaca com batatas fritas deviam ter sido extintos no século XVII.
Eu cá não gosto da expressão, sobretudo quando utilizada no sentido literal. É que eu julgo os livros pela capa. Aliás, esse é o critério principal para que um indivíduo estúpido, parvo e sem cultura como eu, pegue num livro. Quem me vê numa Bertrand com ar de especialista, mal sabe que por baixo deste meu ar de intelectual está uma criança, cujo critério na hora de escolher os livros está nas cores e na bonecada da capa. No fundo, se uma besta como eu entrar numa livraria sem nenhum livro recomendado, é mais provável trazer para casa o último do "Bob o Construtor", do que qualquer livro do Saramago, cujas capas são bastante enfezadinhas.
e por ter falado em saramago e aproveitando o embalo quero dizer-vos que me irrita profundamente esta nova mania de os escritores tentarem vincar uma imagem de marca recorrendo a especificidades ao nível da escrita como a não utilização de alguns sinais de pontuação. ou de letras maiúsculas no início das frases. não sei como conseguem. !esquerda a para direita da escrever a começam dia Qualquer

17 comentários:

  1. Por acaso eu acho que é uma expressão que se aplica muitas vezes! Nem sempre, é verdade...
    Quanto à tua observação final, toda a gente quer ser única. Infelizmente há muitas que se diferenciam da pior forma...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade. Aquele conceito de não usar pontuação, comigo não funciona mesmo.. :/

      Eliminar
  2. Em relação as pessoas tento não julgar pelas aparências, apesar de ser difícil. Mas como não sou lá muito social, só me resta mesmo a minha imaginação.
    Em relação aos livros, o mais garrido melhor, a ultima vez que fui ao chiado, comprei nos alfarrabistas de rua uns livros da Heidi do meu tempo...só porque me lembravam da minha infância. Cor e bonecos é comigo. :))))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, nunca li nem vi os desenhos animados da Heidi. Mas para compensar, gosto muito da Heidi Klum! ;)

      Eliminar
  3. Ui essa mania da pontuação já vem de há muitos anos...nunca foi esperta e não é agora que vai ganhar lógica. É para fingir que está ali alguma coisa de jeito mas é o leitor que não soube ler.
    Quanto à bonecada...eu faço isso com livros e vinho...rótulos feios não entram cá em casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem observado. Como também não percebo nada de vinho, normalmente o meu critério também é o rótulo. Devemos ser do mesmo signo..!

      Eliminar
  4. Nota-se bem que andas a ler Valter Hugo Mãe. "A Máquina de Fazer Espanhóis", não? :)
    AR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bingo! Li a "Desumanização", e agora passei à "Máquina de Fazer Espanhóis" ;) São dois livros muito diferentes, mas acho que este faz mais o meu género.. :P

      Eliminar
  5. qualquer dia julgam que são bloggers

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah pois! Isto de ser Blogger não é para quem quer.. ;)

      Eliminar
  6. É triste mas sim, temos que admitir que a "capa" conta. Mas conta sobretudo no inicio porque, geralmente, quando o conteúdo não presta, nem a capa nos salva :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estudanta..! Andas desaparecida, pá! :) Tens razão.. se o conteúdo não prestar, não é de certeza a capa que vai valer o investimento..

      Eliminar
    2. Ando um bocado... mais do que gostaria :P Ora nem mais! É isso mesmo :)

      Eliminar
  7. Eu sou tal e qual! Escolho livros e filmes pela capa e poster, respectivamente. Até tenho encontrado verdadeiras relíquias por isso não me queixo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos dois! :P De um modo geral, também não me posso queixar deste critério ;)

      Eliminar
  8. Isso das pessoas é, como diria o outro, "uma faca de dois legumes"... Mais vale nem sequer criar expectativas!
    Quanto aos livros eu vou pelas sinopses :P a capa pode ser muito bonita, mas se a sinopse não me despertar o mínimo interesse volto a pô-lo no lugar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Julgar os livros pela sinopse é mais fácil, mas também mais demorado! Pela capa é que não é para todos! :P

      Eliminar